Napoleon Hill – Pensador


Napoleon Hill (1883-1970) é considerado um dos homens mais influentes da história de seu país e do mundo. Esculpida em sua trajetória, a obra ‘A Lei do Triunfo’ foi escrita com base na pesquisa científica realizada entre 1908 a 1928 pelo próprio Hill, ainda jovem. Esse livro foi o primeiro tratado mundial sobre formação de líderes e até hoje se apresenta como um dos livros mais estudados do mundo.

Napoleon Hill entrevistou grandes líderes mundiais como: Henry Ford, Harvey Firestone, Georges Parker, Woolworth, George Eastman, Thomas Edison, Theodore Roosevelt, dentre outros. Hill consolidou através dessa pesquisa o conceito Master Mind (Mente Mestra ou aliança de mentes) que estabelece um ambiente harmonioso de cooperação entre pessoas em torno de um objetivo voltado para o bem comum.

Hill foi pioneiro no estudo do comportamento humano para o sucesso e até hoje é, provavelmente, o pensador que mais inspira outros autores nessa área de conhecimento. É autor de vários livros, dentre eles, o Best-Seller Quem Pensa Enriquece e também Atitude Mental Positiva, Mais esperto que o diabo, dentre outros. A The Napoleon Hill Foundation responsável pela proteção da imagem, memória e relíquias de Napoleon Hill dissemina a filosofia e estudos em todo o mundo. Anualmente, no dia 23 de outubro, dia de nascimento de Napoleon, é comemorado o Napoleon Hill Day nos EUA. No Brasil a Fundação Napoleon Hill é representada pela Master Mind, escola de executivos e negócios, através do presidente Jamil Albuquerque e diretores representantes em todo território brasileiro.

Um pouco mais sobre Napoleon Hill

Napoleon Hill, nasceu em uma família pobre, na pequena cidade de Wise County, estado da Virgínia nos Estados Unidos da América. Aos 10 anos de idade sua mãe faleceu, em seguida, se tornou um filho rebelde. Seu pai casou-se novamente e sua madrasta foi a maior incentivadora de sua revolucionária trajetória. Aos 13 anos, já escrevia para um jornal local e aos 20 anos, teve a grande oportunidade de conhecer e entrevistar Andrew Carnegie – o homem mais rico do mundo na época, e até hoje o segundo homem mais rico de toda a humanidade.

Essa entrevista gerou a ideia de se iniciar uma longa jornada: pesquisar as maiores fortunas mundiais e investigar as características em comum que levaram esses homens a triunfarem e manter o sucesso ao longo da vida.

Essa pesquisa, demonstraria mais tarde que a combinação dessas virtudes em uma personalidade garantiriam êxito a tal pessoa. E seguindo um método, estas qualidades poderiam ser desenvolvidas por pessoas comuns que tivessem o desejo de ser triunfadores.

Napoleon Hill dedicou mais 20 anos de sua vida entrevistando poderosos homens e também milhares de pessoas comuns, a fim de identificar as razões pelas quais tantos e tão poucos conseguem alcançar o sucesso. Essa pesquisa científica, com a duração de duas décadas, se fez necessária pelo fato de que: fazer sucesso por um curto período é fácil, permanecer nessa posição é o grande desafio. A maior motivação era saber que ao término desse trabalho o resultado beneficiaria milhões de pessoas em todo o mundo.

A oportunidade do tempo por Napoleon Hill

Na próxima ocasião, quando você estiver desperdiçando um único segundo deste precioso agente de OPORTUNIDADE, O TEMPO, memorize esses passos e comece imediatamente a realizá-los:

Meu compromisso com o tempo:

1. O tempo é o meu maior trunfo, e devo prever que cada segundo não dedicado ao sono deve ser usado para auto-aperfeiçoamento.

2. No futuro, considerarei a perda, por negligência, de qualquer parte do meu Tempo como um pecado, pelo qual devo expiar pelo melhor uso no futuro de uma quantidade equivalente.

3. Reconhecendo que colherei o que eu semeio, semeio apenas as sementes de serviço que possam beneficiar tanto quanto a mim mesmo, e assim me lançar no caminho da grande Lei de Compensação.

4. Devo usar assim o meu Tempo no futuro, que cada dia me trará alguma medida de paz mental, na ausência da qual eu reconheço que a semente que tenho plantado precisa ser reexaminada.

5. Sabendo que meus hábitos de pensamento se tornam os padrões que atraem todas as circunstâncias que afetam a minha vida através do lapso do Tempo, devo manter minha mente tão ocupada em conexão com as circunstâncias que desejo que não será deixado tempo para se dedicar aos medos e frustrações e coisas que eu não desejo.

6. Reconhecendo que, na melhor das hipóteses, o meu Tempo atribuído no plano terrestre é indefinido e limitado, eu me esforçarei de todas as maneiras possíveis para usar a minha porção para que os mais próximos de mim se beneficiem da minha influência e se inspirem no meu exemplo para fazerem o melhor uso possível de seu próprio tempo.

7. Finalmente, quando a minha parcela do Tempo tiver expirado, espero que eu possa deixar para trás um monumento ao meu nome – não um monumento em pedra, mas no coração de meus semelhantes – um monumento cuja marcação irá testemunhar que o mundo foi feito um pouco melhor por ter passado dessa maneira.

8. Repito este Compromisso diariamente durante o restante da minha parcela de Tempo para melhorar meu caráter e inspirar aqueles a quem eu possa influenciar, para melhorar suas vidas também.

Napoleon Hill

Fonte: Você pode realizar seus próprios milagres.
Fawcett Columbine, 1971, pp. 118-119.