Descubra como fazer uma gestão de tempo eficiente

O mundo segue em ritmo acelerado, sendo grande o volume de informações que recebemos todos os dias. Ainda mais no ambiente corporativo — é corriqueira a dificuldade de dar conta das atividades rotineiras além de outras que aparecem de forma inesperada. A boa notícia é que, quando administramos o tempo corretamente, ele pode, sim, ser suficiente.

Estratégias de gestão de tempo dizem respeito ao período que gastamos para executar corretamente nossas tarefas. E, em um mercado cada vez mais competitivo, saber otimizar o tempo é fundamental para alcançarmos melhorias na qualidade de nosso trabalho.

Por isso, neste texto listamos algumas dicas para que você possa gerir suas demandas de forma estratégica e efetiva. Confira!

Defina as prioridades de seu trabalho

Uma boa gestão de tempo está intimamente ligada ao conhecimento das prioridades de sua agenda, e isso requer profunda organização. Amanheça, portanto, tomando ciência de todas as suas tarefas básicas.

Reserve os primeiros momentos do dia para se estruturar, informar e responder aos e-mails. Isso lhe dará uma visão geral do seu dia de trabalho, reduzindo eventuais surpresas. A partir dessa listagem, priorize as responsabilidades — afinal, algumas atividades não podem ser deixadas para depois.

Delegue tarefas

Após tomar conhecimento da totalidade de seu plano de trabalho, talvez você conclua que algumas tarefas não são, necessariamente, suas. Muitas vezes, estão apenas sob sua supervisão. Nesses casos, aprenda a delegar incumbências.

Isso não significa que você está fugindo de suas responsabilidades. Na verdade, delegar tarefas é um exercício essencial para aqueles que ocupam cargos de liderança, e querem uma melhor gestão de tempo pois tentar dar conta de tudo não é a saída mais produtiva.

Essa ação, inclusive, auxilia no desenvolvimento de habilidades de gerenciamento. Afinal, a ampliação das responsabilidades da equipe, respeitando sempre as qualificações e conhecimentos dos integrantes, somente contribuirá para o fortalecimento do time.

Aprenda a dizer “não”

É importante estar atento às necessidades do outro, disponibilizando ajuda sempre que possível. Entretanto, quando nos vemos sobrecarregados de tarefas pendentes, é preciso saber dizer “não”.

De que adianta assumirmos mais responsabilidades quando sabemos que não será possível dar conta de todas elas? Nessas situações, explique educadamente os motivos e não tente ir muito além do seu alcance.

Vale ressaltar que não estamos falando aqui de omissão de responsabilidades, mas de uma de compreensão de si. Realizamos melhor as atividades com profunda concentração, mas podemos sabotar nossa produtividade quando tentamos executar muitas tarefas ao mesmo tempo.

Organize suas estratégias de gestão de tempo

Não existe regra única para lidar com a otimização do tempo, mas as práticas expostas neste post podem lhe ajudar a controlar melhor a maneira como você administra as horas do seu dia. Assim, no correr da semana, você verá as tarefas sendo concluídas dentro dos prazos e, muito provavelmente, encontrará tempo para as outras ainda pendentes.

Gerir o tempo não significa, de forma alguma, encontrar maneiras de trabalhar mais — trata-se apenas de fazer o uso correto do tempo que se tem. Portanto, permita-se também uma pausa. Intervalos são fundamentais, e precisam ser agradáveis: bata um papo, escute uma música, tome um café e retome suas atividades.

Colocando em prática essas dicas de gestão de tempo, será possível otimizá-lo no seu ambiente de trabalho, produzir mais e melhorar os resultados da empresa! Sem contar que isso ainda trará benefícios nas mais diversas esferas da sua vida.

E ai, gostou do nosso post? Que tal ficar por dentro de mais dicas para aumentar sua produtividade? Aproveite para conferir também como a visão estratégica pode impactar o seu negócio!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *