4 dicas para aprender a dizer NÃO

“Não” é uma palavra tão curta e tão difícil de ser dita. É muito comum encontrar casos de pessoas que acabam em situações ruins ou indesejadas porque não tiveram coragem de negar um pedido. Aprender a dizer NÃO é muito mais importante do que você imagina.

Uma pessoa que diz sim para tudo e para todos pode até parecer educada e solícita aos olhos de terceiros, mas, tentar agradar o outro a ponto de esquecer de cuidar de si mesmo não é uma escolha muito inteligente a se fazer. Atitudes assim fazem mal tanto para a sua vida pessoal quanto para a profissional.

Sabemos que aprender a negar não é nada fácil. Mas não se preocupe! Este texto está cheio de dicas que, com certeza, ajudarão quem tem dificuldade de dizer não.

Ficou interessado? Então confira as dicas:

1. Faça uma contraproposta

Às vezes, não é necessário dizer exatamente a palavra “não”, você pode lidar com a situação com mais tato. Essa dica é muito útil para aqueles que têm medo de serem indelicados ao negarem um pedido.

Por exemplo: o seu colega de trabalho quer desenvolver um projeto, você gostou da ideia mas não concorda com a forma como ele quer executá-la. Em vez de dizer NÃO logo de cara, você pode mostrar seu ponto de vista e fazer uma outra proposta que seja conveniente para ambas as partes.

2. Peça um tempo

Caso você tenha dificuldade em negar imediatamente, em vez de dizer sim, peça um tempo para pensar. Diga que você precisa pensar melhor no assunto e checar a sua disponibilidade.

Em alguns casos, essa pode ser apenas uma desculpa para ganhar tempo até se criar coragem para dizer o “não”, mas, em outras situações, a pessoa realmente precisa de um tempo para refletir se a negação é mesmo necessária. Nesse caso, é preciso ter autoconhecimento para entender se você quer ou não aceitar a proposta.

Certifique-se de dar a resposta após tomar o seu tempo, e se a resposta tiver que ser negativa, que assim seja! Ao menos os outros saberão que você não negou por impulso e pensou muito bem antes de dar a sua resposta.

3. Liste as consequências

Faça duas listas: uma delas deve conter as consequências da resposta positiva, e a outra as consequências da resposta negativa. Não crie fantasias, liste as reais possíveis consequências. Se o “sim” vier acompanhado de muitos problemas e dores de cabeça, então não hesite em negar.

Essas listas vão ajudar você a enxergar como tentar ser solícito às vezes pode ser prejudicial. Ao perceber a seriedade da situação, o “não” sairá com mais facilidade.

4. Faça primeiro o elogio depois a negação

Essa é a forma mais educada e singela de se recusar um convite ou pedido. Primeiramente, elogie a proposta, exalte o quanto ela é bem intencionada e como você ficaria feliz em cooperar. Em seguida, diga que, infelizmente, você não poderá aceitar a proposta.

Explique os seus motivos e tente deixar o “não” bem claro, porém, de forma educada. Por fim, agradeça pelo convite e peça desculpas por não poder ajudar. Essa fórmula é infalível! Temos certeza que depois dessa sequência é impossível que alguém fique desapontado com você.

Não é do dia para a noite que você vai aprender a dizer NÃO. Estamos tão acostumados a simplesmente aceitar tudo que aprender a negar leva tempo e tem que se tornar um hábito — coloque nossas dicas em prática! É preciso sair da sua zona de conforto. Mas, seguindo as dicas acima, com certeza, tudo ficará mais fácil e menos doloroso.

Gostou do texto? Você já tinha usado alguma dessas dicas? Conte-nos a sua experiência e também a sua opinião sobre o conteúdo nos comentários abaixo!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *