Descubra como a visão estratégica pode impactar seu negócio

Diariamente o seu negócio esbarra com produtos e soluções de antigos e novos clientes. Isso se deve à alta competitividade do mercado, levando as empresas para um caminho sem volta que envolve saber lidar com adversidades, mudanças e tendências. E somente a visão estratégica pode ajudar sua companhia, preparando-a para superar os obstáculos.

Quando se pensa em estratégia, imaginamos aquelas jogadas ensaiadas que acontecem em esportes e no mundo dos negócios. Elas remetem a uma inteligência treinada para identificar possibilidades, oportunidades e o momento certo de continuar e parar. Por isso, vamos falar mais sobre esse assunto neste artigo.

Continue a leitura e descubra como a visão estratégica pode impactar seu negócio.

O que é visão estratégica?

Estratégia é uma palavra oriunda da Grécia Antiga. Ela definia o cargo do comandante de uma armada, manobras e artifícios militares. No mundo corporativo, ela significa a arte de aplicar eficazmente os recursos que uma empresa dispõe, explorando condições favoráveis para alcançar determinados objetivos.

As organizações passaram a ver os benefícios da estratégia somente na época da Segunda Guerra Mundial. Passou a fazer parte do rol de responsabilidades dos gestores o papel de liderar suas equipes para que elas vencessem os concorrentes. Veio daí o termo visão estratégica, que é a capacidade de se preparar inteligentemente para as adversidades.

A visão estratégica possibilita orientar o processo de tomada de decisões, sempre considerando a relação entre a organização e o ambiente no qual está inserida. Para que uma ação seja efetiva, ela precisa ser planejada, implementada, acompanhada e mensurada. A partir daí, direciona-se o comportamento da equipe rumo ao sucesso.

Destacamos que a visão estratégica não é somente uma questão de análise racional. Ela está intrinsecamente ligada à criatividade e transformações sociais. Por meio do gerenciamento das mudanças que ocorrem no mercado, cabe à empresa preservar sua cultura e, ao mesmo tempo, perseguir sua vantagem competitiva.

Somente a inteligência é capaz de atingir um posicionamento favorável no mercado, contemplando objetivos e conduzindo o negócio para a sobrevivência.

Como a visão sistêmica contribui com a estratégica?

Paralelamente à questão estratégica, existe um ponto muito importante que contribui com ela. Trata-se da visão sistêmica, algo imprescindível para as organizações do século XXI. Ela valoriza o profissional que possui conhecimentos distintos sobre todas as áreas da empresa.

Trabalhar dessa forma tem suas vantagens. A empresa passa a ter uma noção mais ampla dos processos e alcança a base necessária para o processo de tomada de decisões. Por isso, a visão sistêmica consiste em enxergar e compreender todas as partes que formam um negócio — enxergando a organização como um sistema integrado.

É preciso avaliar constantemente como as áreas se relacionam, funcionam, operam e cooperam. E podemos ir além. O conceito de visão sistêmica abrange a compreensão da relação entre o ambiente organizacional e o externo, uma vez que um influencia o outro.

Os líderes que possuem a visão sistêmica são capazes de envolver todas as áreas do negócio para alcançar a excelência operacional. Desse modo, eles se tornam capazes de opinar e decidir com rapidez e precisão sobre os ajustes que otimizam o desenvolvimento de projetos e o crescimento da companhia.

Quando essa habilidade se estende aos funcionários, todas as tarefas da empresa passam a ser otimizadas. Por isso, a visão sistêmica precisa fazer parte da sua cultura organizacional.

Quais são as vantagens dela para o seu negócio?

Informações valiosas sobre o ambiente

A visão estratégica permite conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como as oportunidades que podem ser potencializadas, as ameaças que precisam ser minimizadas e o conhecimento necessário para saber como o ambiente externo impacta os resultados da organização.

Propósitos bem definidos

Toda empresa precisa ter um propósito, voltando seus objetivos e metas para alcançá-lo. Isso permite definir o planejamento que deve ser seguido, visando a missão da companhia. Trata-se da base do qual o progresso pode ser mensurado, os funcionários remunerados e os limites estabelecidos para uma eficaz tomada de decisão.

Clareza nos objetivos e metas da companhia

Somente metas e objetivos claros viabilizam os resultados que a organização pretende alcançar. De forma estruturada, eles fomentam uma postura proativa. Como nem todas as situações podem ser previstas, suas decisões devem ser tomadas com base no direcionamento que a empresa fornece, sempre de forma rápida e precisa.

Aumento da rentabilidade e controle sobre as ações

Objetivos e valores estratégicos bem definidos servem de apoio para os cronogramas e orçamentos. Desse modo, a companhia obtém maior controle sobre as próprias ações e, assim, consegue aumentar a rentabilidade por meio de informações importantes como os clientes, mercados e ofertas de produtos e serviços.

Longevidade ao negócio

Todos os benefícios da visão estratégica que citamos até aqui convergem neste, que é a longevidade ao negócio. Nenhuma empresa foi criada para sobreviver pouco tempo no mercado, portanto, é preciso adotar uma postura mais sistêmica para que a companhia possa atravessar anos, décadas e, quem sabe, séculos.

Como implementá-la?

Conheça os fluxos de processos do negócio

Para implementar a visão estratégica no seu negócio, comece por conhecer muito bem os fluxos dos processos existentes. Compreenda a relação entre os setores da companhia. Levante informações como inputs, outputs, fornecedores e clientes. Isso permitirá o acesso a um quadro geral, identificando onde cada processo começa e termina.

Saiba como está e aonde deseja chegar

Identifique com clareza o estado atual da companhia. Essa ação possibilita definir com clareza as metas e objetivos que se pretende alcançar. Desse modo, você obtém a base necessária para guiar a empresa por um caminho estruturado, previsto e com os mecanismos e ferramentas capazes de superar os obstáculos.

Enxergue os obstáculos e conheça suas origens

Cada obstáculo precisa ser visto e conhecido. Por isso, pense na visão estratégica como algo que tem duas pontas. Jamais aplique uma melhoria somente em um dos processos, principalmente se não garantir que os demais são eficazes. De nada adianta focar os esforços em um único problema se, mais adiante, outros surgirão.

Perceba como a visão estratégica pode impactar positivamente seu negócio. Reflita sobre os pontos aqui discutidos e prepare-se para uma mudança de postura.

Você pode realizar esse processo com o auxílio de uma consultoria especializada. Entre em contato para receber uma consultoria cortesia. Potencialize seus pontos fortes e neutralize os obstáculos que tem diante de si.

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