Linguagem corporal: como ela pode ajudar a dominar negociações?

Você sabia que os gestos e posturas do seu corpo, assim como a fala, também podem ser interpretados? Isso é o que definimos como linguagem corporal, nuances que colaboram com o processo de comunicação entre as pessoas. Portanto, trata-se de uma habilidade fundamental no mundo dos negócios.

Quando você domina as técnicas de linguagem corporal, identifica características e emoções no comportamento dos outros. Essas são informações importantes em uma negociação, pois possibilitam que você escolha melhor as suas palavras e argumentos, melhorando a comunicação com o interlocutor.

A seguir, veja como a linguagem corporal pode ajudar você a dominar as negociações.

Comece com um aperto de mão firme

O processo de negociação começa pelos cumprimentos. O aperto de mão, por exemplo, demonstra a disposição existente entre você e o interlocutor. Esse gesto precisa ser firme, para transmitir confiança. Mantenha o contato visual e sorria durante o cumprimento, criando assim uma sensação de empatia e proximidade.

Evite posturas de fraqueza e submissão

Posturas, muitas às vezes involuntárias, como corpo curvado para dentro, ombros caídos, braços cruzados e cabeça baixa comunicam baixo nível de poder. Elas dão a entender que a sua autoconfiança é baixa e que não confia nos próprios argumentos. Isso abre um espaço para que o interlocutor aumente os ganhos na negociação.

Comporte-se de maneira mais confiante

Já que deve evitar as posturas acima, que tal se comportar de uma maneira mais altiva e confiante? Erga levemente a sua cabeça para cima, estufe o peito e gesticule de maneira ampla para transmitir autoridade e poder. Esses gestos comunicam que você é uma pessoa que merece respeito e atenção.

Ouça o interlocutor com atenção

Quando o interlocutor for apresentar os próprios argumentos, ouça-o atentamente. Se a negociação estiver tensa e competitiva, projete a cabeça e o corpo para frente. Essa postura comunica atenção e, indiretamente, faz com que o outro lado seja mais objetivo. Aproveite para observar a linguagem corporal do seu oponente.

Observe quando o outro inicia a reflexão

Se a mão do seu interlocutor apoiar o queixo dele e a expressão facial denotar introspecção, significa que ele iniciou o processo de reflexão. Esse é o momento no qual ele inicia a análise da sua proposta. Escolha bem as palavras que serão ditas, porque vocês estão no ápice da negociação.

Imite a postura do oponente

Espelhar a linguagem corporal do interlocutor é uma técnica conhecida cujo objetivo é alcançar um alto nível de concordância entre vocês. Essa ação transmite empatia e proximidade, facilitando a aceitação dos seus argumentos. Use essa tática quando precisar se aproximar do oponente. Até lá, observe o gestual dele.

Alinhe a expressão facial com a sua fala

O rosto humano tem 11 músculos, que são capazes de produzir incontáveis expressões faciais. Elas também denotam o que estamos pensando ou sentindo, portanto, tome o devido cuidado para alinhá-las com a sua fala. Se o tom de voz transmitir positividade, experimente sorrir e fechar sutilmente os seus olhos.

Preparado para dominar as negociações com as técnicas de linguagem corporal que foram compartilhadas neste artigo? Comece a praticá-las desde já!

Deixe o seu comentário e aproveite para tirar as suas dúvidas sobre o assunto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *