Como controlar a ansiedade? Entenda

Um dos grandes desafios da vida moderna é descobrir como controlar a ansiedade. Muitas pessoas sequer percebem que é um problema que afeta a sua saúde, que prejudica tanto a vida pessoal como a vida profissional.

Se você quer saber mais sobre esse assunto ou precisa resolver o problema de vez, confira o nosso post e entenda como melhorar a sua qualidade de vida:

Entenda o que é e quais são os sintomas da ansiedade

As pessoas que sofrem de ansiedade não conseguem viver o presente de forma plena, buscando antecipar os acontecimentos e sofrendo por coisas que ainda não aconteceram (e que sequer podem vir a acontecer).

O ansioso está mentalmente ligado ao futuro. Não consegue se concentrar no momento presente ou, quando o faz, sente-se extremamente agitado, pensando no que deveria supostamente estar fazendo e no que acontecerá em seguir.

Alguns dos sintomas da ansiedade são: cansaço físico e mental, insônia, pensamentos negativos, desenvolvimento de vícios (como roer unha ou beber em excesso), nervosismo, mudanças na alimentação (aumento ou perda de apetite), sensação de medo, entre outros.

Descubra como controlar a ansiedade

Após perceber que você sofre de ansiedade, será necessário que você saia da sua zona de conforto. Pode parecer inicialmente que o controle é algo impossível de ser alcançado, mas, com alguns passos simples, você conseguirá resultados muito positivos.

Exercite-se

Investir em exercícios físicos pode ser um excelente começo para administrar a sensação de ansiedade. Ao movimentar o seu corpo, ele libera hormônios como a endorfina e a serotonina, que diminuem o stress e aliviam as tensões.

Medite

A meditação também é apontada como um meio eficaz de resolver o problema. O ansioso aprende posturas e descobre mecanismos de controle da respiração que ajudam no desaparecimento dos sintomas.

Cuide da sua higiene mental

Quem sofre de ansiedade não deve focar apenas em problemas ou trabalhar em excesso. Deve sempre cuidar da higiene mental e buscar o autoconhecimento para descobrir atividades que lhe tragam a sensação de bem-estar.

É necessário também ter paciência e foco para não sofrer por coisas que ainda não aconteceram. Sempre há uma saída para qualquer problema.

Divirta-se

Sair com os amigos, fazer passeios ao ar livre e ler livros que ajudem a desenvolver o pensamento positivo são algumas atividades que ajudam no controle da ansiedade.

Peça ajuda profissional

Se nenhuma das dicas anteriores produziu resultados satisfatórios ou se você acha que não consegue dar conta do problema sozinho, não hesite em buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Apesar de ainda existir muito preconceito em torno da ideia de buscar ajuda desses profissionais, você não deve ligar para esse tipo de opinião ultrapassada e que pode te impedir de ter uma vida plena e feliz.

Lembre-se sempre de que o cuidado com a mente é tão importante para a saúde quanto o cuidado com o corpo.

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