Como conseguir a cooperação da equipe? Aprenda com essas 3 dicas valiosas

Você, como gestor, já deve saber: para que uma empresa realmente dê certo, apenas selecionar os melhores colaboradores e formar equipes fortes para trabalhar em seus projetos não basta. É fundamental que, além disso, também haja colaboração entre o pessoal, que eles conversem entre si e busquem juntos as melhores soluções.

Em resumo, para que a equipe trabalhe de maneira realmente eficiente em todas as etapas de um projeto e tenha o melhor resultado possível disso, a cooperação entre todos os colaboradores e todos os departamentos é indispensável.

E então, como anda a cooperação, o engajamento e a motivação da sua equipe? É fácil para você conseguir isso, ou ainda precisa melhorar nesse aspecto?

Não se preocupe, pois preparamos o post de hoje especialmente para você. A seguir, trazemos 3 dicas de comportamento que podem ser adotados para que os membros da sua equipe sintam-se mais dispostos a cooperar no desenvolvimento de projetos e no dia a dia no trabalho. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Melhorar a comunicação

A causa mais comum da falta de cooperação da equipe e dos departamentos é a falha de comunicação. Isso pode ocorrer por diversos motivos, sendo que os principais são:

  • demora excessivo dos processos de comunicação, fazendo com que sejam deixados de lado pelos colaboradores;
  • falta de compreensão, por parte dos colaboradores, da importância da comunicação interna.

Ambos os problemas podem gerar muitas dificuldades dentro da empresa, mas também podem ser resolvidos de forma bem simples.

Se os processos de comunicação tomam muito tempo, basta criar canais mais eficientes, como definir com antecedência a pauta e o tempo máximo para as reuniões, usar uma linguagem mais clara e direta nos e-mails e investir em um sistema de comunicação interna, por exemplo.

Agora, se o problema ocorre porque o pessoal simplesmente não compreende como a comunicação interna é importante, a solução é incluir processos de comunicação dentro dos próprios fluxos de trabalho. Isso fará com que a comunicação entre os departamentos e entre os colaboradores passe a integrar as etapas do projeto.

Se for possível, fazer uma aproximação física das equipes também pode ajudar muito a solucionar os problemas de comunicação na empresa. Essa proximidade vai favorecer a comunicação, tornando-a mais rápida e direta.

2. Adotar um software de gerenciamento de projetos

A adoção de um software de gerenciamento de projetos também pode ajudar muito a estimular a cooperação da equipe. A ferramenta possibilita o acompanhamento do que cada equipe faz em cada fase de um projeto, além de verificar como essa atividade impacta no seu próprio trabalho e nos resultados do projeto de uma maneira geral.

O software fornece relatórios que ajudam você a identificar quais processos de trabalho ainda têm falha de comunicação, além de conseguir enxergar as atividades que estão sendo desempenhadas pelos colaboradores e como eles utilizam seu tempo.

3. Valorizar a equipe e os resultados obtidos

A valorização da equipe, de suas habilidades, capacidades, esforços e resultados conquistados, tem um verdadeiro poder de motivar e engajar os colaboradores.

Por isso, faça com que seu pessoal sinta-se vencedor. Uma maneira extremamente simples de fazer isso é por meio de feedbacks positivos.

Muitos líderes lembram-se de dar um feedback ao funcionário quando ele faz algo errado, esperando que tal falha não se repita. Mas o feedback positivo, o elogio, também existe, e deve ser usado dentro da empresa. Isso fará toda a diferença para seu time!

Sentir-se valorizada fará com que a equipe fique mais motivada e engajada. Além disso, eles também terão uma maior sensação de pertencimento, o que gera dedicação e agrega valor à sua força de trabalho — além de melhores resultados e mais lucro.

Viu só? Essas são táticas simples e muito eficientes para melhorar a cooperação da equipe. Então, está esperando o que para adotá-las aí na sua empresa? Agora, deixe seu comentário e divida suas dúvidas, sugestões e experiências com a gente!

1 comentário

  • […] líder que se coloca em um patamar superior aos demais acaba distante da realidade da própria equipe. Em vez de se trancar na sua sala e impedir que os profissionais se aproximem, experimente praticar […]

  • Deixe seu comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *