Por que é importante ser um bom líder?
Ser um líder

Adquirir e desenvolver a capacidade de ser um bom líder é um dos grandes desafios do universo profissional atualmente. O desafio de todo chefe é ir além desse posto, determinado formalmente pela hierarquia da empresa, e alcançar a posição de liderança, gerada espontaneamente pelo reconhecimento de quem o cerca.

Ser um bom líder é um objetivo que pode e deve ser desenvolvido por todos os profissionais que lidam com o desafio de coordenar os trabalhos de uma equipe. Alguns cuidados básicos podem fazer com que você tenha desempenho destacado nesta tarefa, chamando a atenção de seus comandados e também de seus superiores.

Confira aqui algumas razões pelas quais ser um bom líder pode fazer a diferença no seu trabalho.

Equipe alinhada

Uma equipe de trabalho muitas vezes é composta por membros de setores que têm pouco contato entre si. Isso acaba fazendo com que muitos não saibam das dificuldades dos demais ou não trabalhem em uma mesma linha.

Um bom líder tem visão global do trabalho e promove a unidade de procedimentos, fazendo a equipe atuar alinhada.

Exemplo

Um bom líder geralmente é visto como um exemplo a ser seguido pela sua equipe. Um bom exemplo de liderança no trato com seus liderados reflete em um diálogo melhor entre todos. O mesmo vale para valores fundamentais no dia a dia profissional, como compromisso com horários, organização e respeito às regras da empresa.

Flexibilidade

O dia a dia de qualquer empresa impõe uma série de dificuldades e obstáculos que demandam uma adaptação de procedimento rápida e certeira. Mudanças dessa natureza também podem ser necessárias diante de sugestões valiosas levantadas por colaboradores da equipe.

Ter a capacidade de assimilar as informações e de promover essa flexibilização traz ganhos para a empresa e é uma das razões para ser um bom líder.

Comunicação

A boa comunicação de um líder produz excelentes resultados no desempenho de uma equipe. Colaboradores que sabem o que a empresa quer e têm feedback sobre suas ações aprimoram muito o seu desempenho e conseguem resultados cada vez melhores e alinhados com os objetivos da empresa.

Ser comunicativo e estimular a comunicação são essenciais para ser um bom líder e obter resultados.

Motivação

Quando um colaborador cultiva admiração e respeito pelo seu líder, seu trabalho tende a fluir muito melhor. O liderado busca não apenas os seus próprios objetivos, mas também os do líder, por entender que seu papel é importante e merece ser reconhecido pelos seus superiores. Colocar-se no lugar do seu liderado e reconhecer os méritos de todos é uma ótima maneira de buscar isso.

Produtividade

Todo colaborador pode passar por momentos de baixa em sua produtividade individual e isso pode desencadear problemas coletivos. Esse problema será bem menos impactante para a empresa se houver um líder atento a esse tipo de situação e com a sensibilidade necessária para orientar a busca de uma solução.

Entre as motivações para ser um bom líder está também a garantia de redução da rotatividade de colaboradores. Membros de equipes com liderança sólida sentem-se melhor onde estão e, com menos trocas, reduz-se os gastos com demissões, contratações e treinamento.

Se você gostou dessas dicas, curta a nossa página no Facebook e acompanhe os próximos posts.

5 comentários

  • Bablofil disse:

    Thanks, great article.

  • […] um líder transparente não significa dar acesso total e irrestrito a tudo aquilo que acontece na empresa ou […]

  • […] a leitura e torne-se um grande líder! Aprenda, a seguir, como delegar […]

  • […] eneagrama e como ele funciona, esse profissional pode adquirir novas habilidades para ajudá-lo a ser um bom líder, alcançar suas metas e fazer mudanças em sua […]

  • Deixe seu comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *